terça-feira, junho 14, 2011

Obviamente falando

OBVIAMENTE FALANDO
É óbvio que toda a gente gosta de ter a sua casa limpa e asseada, ou pelo menos parte dela, isto é, a parte da casa onde possa receber amigos ou familiares. Isto porque é suposto ninguém ter coragem de receber quem quer que seja num local que não esteja minimamente apresentável.
O conjunto histórico de Pinho, ou seja, a Igreja paroquial e todo o conjunto envolvente tem vindo a sofrer obras, pagas com o dinheiro dos paroquianos, com vista à sua conservação. A parte mais visível é a Igreja e o seu belo interior que sofreu obras de restauro há uns anos e que importaram em largos milhares de euros (escudos no seu tempo). E os fiéis que periodicamente lá se dirigem, gostam de ver o seu interior limpo e asseado e direi mesmo que têm orgulho nisso.
Isto é o que eu digo porque a realidade é um pouco diferente e é angustiante ver lenços de papel ou garrafas de água vazias debaixo dos bancos no fim de uma prática religiosa. E quando as pessoas que deixam este lixo se dirigem á igreja da próxima vez verificam que esta se encontra limpa e asseada. Não é milagre não senhor, é que alguém semanalmente e voluntariamente, vai limpar o lixo que outros fazem.
E agora pergunto eu: se estas pessoas deitam este lixo na casa que é de todos o que será na casa deles? Uma autêntica lixeira!
Não seria má ideia dar aulas de educação cívica numa das escolas que já fechou, ou que está em vias disso. O respeito e educação cabem em toda a parte como diziam os nossos antepassados.

Sem comentários: