segunda-feira, abril 19, 2010

A PÁSCOA NA NOSSA TERRA
A Páscoa é a maior e a mais importante festa da Cristandade. Os Cristão celebram a ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação na Sexta-feira Santa. As cerimónias, presididas pelo nosso pároco, Padre Alexandre, começaram na Quinta-feira Santa e prolongaram-se por Sexta, Sábado e culminaram no Domingo. Na Sexta e no Sábado os sinos ficaram calados, o Sacrário ficou aberto e vazio e o altar despojado. Tempo de meditação e silêncio. No domingo foi feita a visita pascal com voluntários das diversas povoações, que percorreram todas as casas que quiseram receber Cristo.
Longe vai o tempo em que a visita era feita com o sacerdote. Hoje com a falta de padres e consequente envelhecimento dos mesmos essa missão tornou-se impossível. Apenas um grupo de pessoas se dispõe para esse efeito. Normalmente são sempre os mesmos porque torna-se cada vez mais difícil recrutar quem queira servir a Igreja. E num futuro próximo estas tradições, a continuar assim irão acabar.
As celebrações Pascais terminaram no domingo com missa na Igreja Paroquial, que por sinal estava completamente cheia. Coisa rara de se ver.

In "Gazeta da Beira" por Luís Rocha

1 comentário:

Anónimo disse...

Tive a honra de participar na visita Pascal!
Para mim participar é motivo de muito orgulho!