terça-feira, março 03, 2009

Nemátodo do pinheiro
O nemátodo da madeira do pinheiro é um verme microscópico e é considerado um dos organismos mais perigosos para as coníferas a nível mundial. Originário da América do Norte foi-se espalhando pelo mundo devido à actividade humana. Em Portugal foi detectado no ano de 1999 provavelmente vindo em madeira infectada do extremo oriente.

O nemátodo é responsável pelo abate de muitos milhares de árvores no Japão e em outros países asiáticos, atacando principalmente o pinheiro, mas também pode atacar algumas espécies de abetos e cedros. Em Portugal foi encontrado unicamente no pinheiro bravo, e já foram abatidas cerca de 1 milhão de árvores afectadas, segundo informações do ministro da agricultura. Na nossa região foi recentemente detectado.

Para se dispersar de uma árvore para outra, o nemátodo necessita obrigatoriamente de um insecto. Aí instalado o processo de destruição da árvore é rápido: 2 a 3 meses, podendo ser apenas de 15 dias. A sua actividade varia entre a Primavera e o Outono.

Não existe um tratamento eficaz para combater esta praga. No Japão e na Coreia foram feitas pulverizações aéreas e terrestres, mas os resultados não foram satisfatórios para além de causarem graves danos ambientais. Como tal, a única solução é o corte e a destruição das árvores afectadas, sendo os responsáveis os proprietários das mesmas, sendo uma obrigação legal. Resta a estes estar atentos e no caso de aparecerem pinheiros secos ou em vias disso nas suas explorações, contactarem o gabinete técnico florestal local, para que seja feita a respectiva análise à madeira.
Outras informações sobre o nemátodo podem ser vistas no portal do governo em www.portugal.gov.pt

Sem comentários: